Blog

Numerologia Cabalística - o que é isso afinal?

o%20que%20%20Numerologia%20cabalstica.pn

 

 

 

 

 

O que é Numerologia Cabalística

 

"A Kabbalah (Cabala) nos ensina que existem quatro níveis de compreensão e que para constituir um ser humano integral, devemos ter quatro níveis, ou quatro elementos da natureza. O elemento material (terra), a natureza emocional (água), a habilidade intelectual (ar) e a dimensão espiritual (fogo). As 22 letras sagradas são forças espirituais profundas e primitivas que transformam pensamentos em realidade."

Makif Harim Ben David

 

"Quando nos propomos a estudar Numerologia, é preciso passar pelo mundo da simbologia, porque todo número é um símbolo.

Quando nós usamos o número para medir o que existe no plano material, estamos falando do aspecto exotérico do símbolo. Quando ele nos reporta ao lado místico, espiritual, entramos em seu aspecto esotérico – é o lado espiritual do símbolo.

Esse lado místico é a nossa base de estudo dentro da Numerologia. Concluindo a Numerologia é uma ciência que estuda o simbolismo dos números e as relações místicas que têm com a vida das pessoas.

Alguns povos antigos usavam caracteres alfabéticos (letras) representando números. Os rabis judeus agregavam ao significado quantitativo do número, ao seu lado mais prático, concepções mais profundas, atribuindo aos números qualidades mais místicas. Na medida em que foram aprofundando esses conhecimentos, desenvolveram uma ciência que envolve os números, algo que até bem pouco tempo era muito fechado, muito restrito à religião judaíca: a KABALAH (QABALAH) que se aportuguesou como CABALA,  tendo como origem QBL, que em Hebraico significa receber.

É importane ressaltar que a escrita hebraica se dá da direita para a esquerda, no sentido inverso à nossa escrita, mas ao fazermos as transliterações do hebraico para os caracteres romanos, respeitamos a nossa ordem.  No hebraico os números são as letras,  as letras equivalem a números e  não há vogais! Usam-se pontos ou tracinhos – acima, embaixo ou ao lado das consoantes, fazendo o papel de vogais.

Nosso sistema, Numerologia Cabalística, se deriva da GEMATRIA, que é a Numerologia da Cabala. A Gematria exige muito estudo, dedicação, aprofundamento e a Numerologia Cabalística se constitui numa versão simplificada da Gematria, acessível à nossa concepção e cultura ocidental.

Pitágoras, o grande filósofo e matemático, também deixou um enorme legado no que se refere à "mística do número". Conhecido como "o pai da numerologia", ele nasceu na Ilha de Samos, Mar Egeu, por volta de 580 a.C. . Em suas andanças pelo Egito, Judéia e Pérsia, obteve muitos conhecimentos de aritmética, geometria e astronomia, até se instalar no sul da Itália onde fundou sua Escola e tinha seus seguidores. Sua passagem pela Judéia o colocou em contato com a Cabala, portanto, seu legado tem uma base cabalística muito forte.

Pitágoras considerava os números verdadeiras divindades, atribuindo-lhes características que constituem a melhor fonte de entendimento do significado da Numerologia. Para ele todo número apresenta seu lado "luz" e o seu lado "sombra", asim como tudo que existe na natureza e é dual.

Profundo conhecedor da alma humana, codificou os conceitos básicos da Numerologia, afirmando que "todas as coisas podem ser transformadas em números e todas as experiências da vida estão contidas nos números de 1 a 9 ", mas na verdade não criou um sistema de numerologia: sua contribuição foi imensa e tudo que se sabe da escola pitagórica chegou até nós através da história, do relato de seus discípulos, porque nada foi deixado por escrito, toda transmissão, à época, se fazia oralmente.

Pitágoras acreditava que os números eram "a essência de todas as coisas" e que tudo no Universo funcionava em ciclos progressivos passíveis de serem previstos. Os seus meios de medir esses ciclos eram os números de 1 a 9. É através dessa compreensão que podemos assimilar a progressão de todos os ciclos de vida de uma pessoa. Ele também atuou no simbolismo dos números expressando seu significado. Foi Pitágoras quem designou os números básicos de 1 a  9 como princípios místicos de evolução das pessoas e das situações que vivenciam." (Wanice Bonávígo " A Revelação")

 

 

15 / Jan / 2020
Fe Fávier

Comente esta publicação

Copyright © 2024 - Fe Fávier - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil